Você já parou para pensar que faltam poucas semanas para o Natal? Você está preparado?
As festas de fim de ano podem ser estressantes, principalmente se você nem começou a preparar sua estratégia de marketing para a época.
Mas nós podemos te ajudar.
Neste guia, nós mergulhamos na época mais importante do ano para empresas em geral. Não importa seu ramo, as festas de final de ano são as maiores oportunidade para vender muito. Você vai acompanhar 3 táticas para criar promoções super amigáveis que vão gerar engajamento com seus consumidores.
Então, está pronto para fazer desta a melhor estação do ano para o seu negócio?
Sobre a Estratégia
Esta é a época mais lucrativa do ano para a sua empresa. A Shopify descobriu que alguns comércios lucram 40% mais nesta época do ano do que no resto do ano inteiro.
Planejar sua estratégia com antecedência, significa que mais pessoas terão a chance de ver a sua campanha, participar e compartilhar. John Hayes do blog iContact diz “quanto antes você começa a planejar, maior será a fatia das festas que você receberá”.
Mas se você não teve tempo para planejar suas estratégias de final de ano, este guia é para você. Seguindo estes três passos você irá arrasar neste Natal.
- Crie um concurso de fotos no Instagram para incentivar as pessoas a clicar e compartilhar o seu site e produtos ou vales-desconto;
- Crie um Guia de Presentes para o Natal. Dicas de presentes na página inicial do site. Assim você ajuda seus clientes a decidir quais presentes comprar;
- Crie uma liquidação pós- Natal, assim você conseguirá esvaziar os estoques e lucrar com as vendas.
1) Crie um concurso de fotos no Instagram ou Vales – Desconto
Concursos de fotos no Instagram estimulam as pessoas as compartilharem fotos com seus produtos usando hashtags específicas. Use uma ferramenta de concurso de hashtags para Instagram e incentive as pessoas a enviarem suas fotos, curtir e seguir o perfil da sua empresa.
Como promover seu concurso:
Para aumentar o número de participantes você precisa promover seu concurso. Você pode fazer isso enviando e-mail para a sua lista de e-mails, assim você encoraja antigos clientes a engajar com a sua marca e voltar a comprar de você. Use anúncios no Facebook também, assim você atrai novos consumidores (que estão loucos por uma boa oferta nesta época do ano).
O que você deve entregar como prêmio:
Escolha prêmios que sejam relevantes para sua empresa e desejados por seus clientes. Veja sugestões que sempre funcionam:
Vale-desconto
Esta dica já é velha, mas agrade os seus clientes antigos com vales-desconto, motivando-os a comprar os seus produtos com por exemplo 10% de desconto. Você pode criar mais de um vale desconto e distribuí-los entre os seus clientes, com prazo de validade até o Natal, exemplo:
- Um vale presente no valor de R$150, permitindo às pessoas tornar realidade suas listas de desejos
- comprando de você;
- Um produto exclusivo que não estará disponível para ninguém mais até o Ano-novo;
- Um cupom de desconto válido somente até o dia 25 de Dezembro. Incentivando as pessoas a comprarem de você.
2) Crie um Guia de Presentes para o Natal
Um guia pode ser um simples PDF com sugestões de presentes para diferentes tipos de pessoas ou membros da família. Liste algumas sugestões de presentes e ilustre com imagens. Seja criativo,pense nos produtos com mais procura que você recebe em sua loja para diferente tipos de pessoas.
Assim que você criar o seu guia, promova-o. Tenha certeza que um grande número de pessoas irão saber que ele existe e fará o download.
Um guia de presentes pode ser a salvação de seus clientes, que estão quebrando a cabeça para escolher o presente para o amigo-secreto.
Facilitar a vida de seus clientes é uma ótima maneira de conseguir um lugar privilegiado em suas mentes, gerando consumidores fiéis ao seu negócio.
Coloque os produtos principais e sugestões de presentes na página inicial
Este truque já conhecemos do supermercado: os produtos mias importantes são sempre aqueles que estão mais visíveis na prateleira. E seguindo este mesmo princípio, você poderá destacar os seus produtos principais na sua página inicial. Aqui também vale a regra: NÃO EXAGERE! Não adianta apresentar 50 produtos na página inicial, pensando que o efeito será o mesmo! Nossa dica: utilize no máximo 5 – 10 produtos para destaque.
Assim você pode inserir um teaser um sua página principal com um título como “Nosso presentes de natal” ou “Os mais vendidos neste natal” e logo abaixo um catálogo de produtos. Decida quais produtos deverão aparecer na sua página inicial e dê-lhes a palavra chave (tag) “natal”, e pronto!
Importante!! !Use seu blog para criar guias mais detalhados. Você deve colocar imagens, descrição e links para os produtos listados. Este tipo de post dá uma visão mais aprofundada de dada presente e para quem eles seriam perfeitos. Assim ao invés de simplesmente dizer “olha, este presente é perfeito para a sua namorada”, diga “olha, saiba por que este presente é perfeito para a sua namorada.Dessa forma você dá uma razão por que a pessoa precisa comprar este presente.
3) Hospede uma liquidação pós-Natal
Não importa o quão bem sucedido foi o seu Natal, você ainda terá produtos sobrando em seu estoque. Isso acontece, é normal. Mas você não precisa ficar com estes produtos até o próximo Natal, livre-se deles e ainda lucre realizando uma liquidação durante a semana seguinte ao Natal.
Até aqui nenhuma novidade, muitas empresas fazem isso. Mas não esqueça de promover sua liquidação. Você realmente quer que todo mundo saiba que o que você está fazendo.
Veja abaixo como promover:
Envie e-mails para os participantes de seus concursos e sorteios e para os inscritos em sua lista.
Veja o exemplo de e-mail abaixo:
1- Use humor no assunto do e-mail e incentive as pessoas a abrir seu e-mail para a chance de aproveitar ofertas incríveis.
2- Comece com uma pergunta para mostrar que você entende que eles estão se sentido mal pois o feriado acabou. Responda em seguida com uma solução para os problemas deles: seus produtos.
3- Destaque o valor do desconto. Não tenha medo de oferecer bons descontos, esse é o momento.
4- Use um botão de chamada- para -ação que esteja destacado e fácil de achar no e-mail. No texto do botão use palavras de impacto que estimule a ação.
Use uma pop-up de entrada para apresentar uma nova oferta a cada dia
A cada dia da sua semana de liquidação promova uma nova oferta usando pop-ups de entrada.
Assim todos os visitantes do seu site serão surpreendidos com um ótimo negócio assim que entrarem em seu site.
Ofereça:
- Cupons de desconto em reais: R$20 em todos os produtos
- Cupons em porcentagem: 40% de desconto em toda a loja
- Compre 1 leve outro de graça: Compre um par de sapatos e ganhe o segundo totalmente de graça!!
Mantenha o texto de sua pop-up consistente com a temática da sua liquidação. Deixe os visitantes cientes de que essas são ofertas limitadas e desperte o senso de urgência.
LEMBRES-SE !!! Faça suas entregas a tempo
Contanto que você possa cumprir esta promessa: coloque avisos nos seus produtos, indicando que a entrega será feita antes do natal. Afinal, todos querem dar os presentes na noite de natal e não alguns dias depois…
Verifique regularmente quais produtos poderão ser enviado a tempo e insira o aviso na descrição do produto. Alternativamente, você também pode configurar o aviso para a sua loja virtual completa usando o status do estoque ou nas informações sobre o prazo de entrega dos produtos.