A Black Friday definitivamente caiu no gosto do brasileiro. Depois do sucesso nos Estados Unidos, o evento já movimenta cerca de 1,5 bilhão de reais na economia brasileira, como foi no ano passado, de acordo com a ClearSale. Certamente, essa é uma das datas mais esperadas tanto pelos consumidores quanto pelos lojistas, que projetam grandes faturamentos.
Claro que para aproveitar ao máximo o que essa ocasião tem a oferecer e realmente entrar no espírito das promoções, é preciso se planejar antes e adotar as melhores abordagens e estratégias. Assim, é possível imitar os norte-americanos e fazer as contas voltarem para o azul.
Neste post vamos te mostrar algumas estratégias de vendas que podem ser usadas. Confira!
Invista no marketing digital
Sim, a Black Friday é um período em que os clientes estão mais dispostos a consumir. No entanto, se engana aquele que pensa que eles simplesmente vão comprar o primeiro produto que encontrarem. Faz parte da “tradição” desse evento a pesquisa incessante pelo menor preço, principalmente nos mecanismos de busca online.
Por isso, é muito importante que o gestor aposte em estratégias de marketing digital, afinal, todos os clientes estão conectados procurando pela melhor oferta. Um site atrativo, com links patrocinados, por exemplo, pode ser a melhor estratégia para angariar um público que nunca antes havia comprado na sua loja!
Foque no atendimento ao cliente
Um aumento na demanda não pode significar uma diminuição na qualidade do atendimento. Por sinal, você sabia que, para o cliente, o atendimento é até mais importante do que o preço? Pois é, esse foi o resultado de uma pesquisa recente elaborada pela Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios.
Nessa Black Friday, treine os seus colaboradores para que eles ofereçam o melhor atendimento possível e, além disso, aposte no pós-venda para estabelecer um relacionamento com o cliente no longo prazo.
Aposte na tecnologia
A tecnologia também pode fazer uma enorme diferença para quem pretende entrar de cabeça na Black Friday. Sistemas como o CRM (Customer Relationship Managament), por exemplo, são essenciais para que o gestor levante informações sobre os clientes para realizar ações na medida.
Assim, pode descobrir quais são as melhores estratégias de fidelização e focar em promoções específicas para a clientela habitual do negócio.
Realize programas de fidelização
Embora a Black Friday seja uma excelente oportunidade para captar novos clientes, esse também pode ser um momento oportuno para realizar os famosos programas de fidelização. Basicamente, a ideia é fornecer descontos especiais ou brindes para aqueles consumidores que já estejam na sua base.
Assim, você aproveita para mostrar como se importa com os seus clientes habituais, o que certamente aumentará o nível de satisfação.
Ofereça descontos reais
Por fim, é sempre importante manter o espírito da Black Friday. Se a sua empresa anunciar que está participando do evento, então é melhor oferecer descontos reais! Afinal, os consumidores estarão mais atentos do que nunca, pois pesquisarão todos os valores na internet.
Uma boa dica para se beneficiar dessa massificação do consumo é ofertando descontos para itens comprados em conjunto, por exemplo.
Gostou das dicas de hoje? Já conhecia essas estratégias de venda? Então assine as nossas redes sociais e fique por dentro de muito mais!