- 30 de novembro de 2021
- Postado por: propaganda
- Categoria: Blog
Para sempre contar com estratégias eficazes em sua empresa, você precisa conhecer os perfis de consumo mais comuns em sua área de atuação. São tipos de clientes cujas características podem definir o seu sucesso, mas somente quando devidamente antecipados.
Você está se preparando adequadamente para essas pessoas? Pensar em diferentes abordagens para necessidades específicas é essencial para impulsionar as suas vendas. Afinal, essas fatias de público possuem preferências e particularidades que as definem.
Felizmente, é possível unir boa parte dessas pessoas em alguns grupos. Assim, você consegue priorizar corretamente as suas ações ao direcioná-las para os perfis de consumo certos para a sua estratégia de marketing.
Veja a seguir 5 perfis de consumo que você precisa conhecer!
1. Consumidor menos fiel
Esse é um dos perfis de consumo que você precisa incluir em suas análises. É aquela pessoa que até pode já ter comprado de você, mas sua loja não é a única frequentada por ele. São sempre necessários incentivos bastante atraentes para trazê-lo de volta, já que será difícil conquistá-lo sem agregar muito valor as suas ofertas.
2. Consumidor que abandona o carrinho
Trata-se do cliente que chegou a inserir itens no carrinho de compras do e-commerce, mas não finalizou a compra por algum motivo. Isto pode estar relacionado ao preço ou alguma incerteza em relação aos produtos. Felizmente, a tecnologia permite que você consiga impactar essas pessoas de forma precisa usando técnicas de remarketing.
3. Consumidor que valoriza a confiabilidade
Por mais popularizada que esteja a compra via internet, ainda existem pessoas que não confiam completamente nesse sistema. Esse é um dos perfis de consumo que você precisa considerar, já que pode representar uma fatia considerável do seu público. Como valorizam a confiabilidade, você tem que deixar bastante claro que sua loja é segura, os dados do cliente estarão bem protegidos e a estrutura não passa por erros frequentes.
4. Consumidor que ama promoções
Um único cupom de desconto pode ser suficiente para que você consiga atrair toda uma gama de novos clientes para a sua loja. São pessoas que condicionam boa parte de suas compras à existência de descontos e promoções. Saiba utilizar essa característica do público ao seu favor e crie o hábito de realizar ações como essas com frequência. É possível encantar o cliente ainda mais ao disponibilizar descontos exclusivos.
5. Consumidor que negocia
Esse tipo de consumidor quer reunir o máximo de munição para negociar junto a lojas físicas. Ou seja, vai pesquisar preços em diversos e-commerces para conseguir adquirir o que deseja a um preço mais próximo de sua realidade. Há um desafio duplo aqui: você precisa convencê-lo a comprar em uma loja virtual e também que ela seja a sua. Isso pode ser conquistado por meio de estratégias de marketing direcionadas.
Por mais que cada pessoa tenha motivações diferentes, é possível reuni-las em perfis de consumo fáceis de distinguir. A partir dessas faixas de público, você pode detectar oportunidades para aumentar as suas vendas ao investir em ações segmentadas para esses tipos de clientes. Somente após entender as necessidades delas que você conseguirá oferecer os argumentos que elas precisam para decidirem pela sua loja.