1 Melhorar o relacionamento com os clientes
Marketing de Conteúdo permite às empresas se relacionarem com consumidores ao longo de todo o ciclo de compra.
Isso reduz a probabilidade de que eles sejam impactados pelo concorrente ou desistam da compra em um momento específico do processo de decisão.
2-Aumentar o engajamento com a marca
Pesquisas afirmam que consumidores não querem se relacionar com marcas que só os procuram para falar de seus produtos e para influenciá-los a comprar.
É por isso que o Marketing de Conteúdo busca construir uma relação de confiança que vai muito além da venda: ele participa de muitos momentos da vida do consumidor, ajudando-o a solucionar seus problemas do dia a dia (os quais, muitas vezes, não têm relação direta com os produtos ou serviços que a empresa vende).
3- Incrementar a visibilidade da marca
Se você não estiver bem posicionado nos ambientes on-line por onde seu público circula (páginas de resultado do Google, Facebook, espaços publicitários em sites e blogs, etc.) alguém estará posicionado em seu lugar.
Não fazer Marketing de Conteúdo é a maneira mais fácil e rápida de se tornar invisível para o seu público e facilitar a vida dos seus concorrentes, que certamente aproveitarão a oportunidade para roubar leads e clientes que poderiam ser seus.
4- Criar evangelistas da marca
A construção de um relacionamento de confiança faz com que até mesmo quem não é público-alvo de uma empresa se torne disseminador da marca.
Uma única pessoa pode indicar seus produtos ou serviços para dezenas de compradores, ainda que nunca venha a se tornar um cliente. É simples: pense na quantidade de prospects que existem no universo social do colega de um colega seu.
5- Informar e nutrir os prospects da marca com conteúdo relevante
Nutrir o público com conteúdo de alta qualidade não é possível sem uma estratégia muito bem estruturada.
Vários canais podem participar desta nutrição:
SEO.
Redes Sociais.
E-mail Marketing.
Landing Pages.
E muitos outros.
6- Aumentar as vendas (inclusive upsell e cross-sell)
As pessoas se lembram das empresas que estiveram com elas quando precisaram. Esse sentimento de reciprocidade está presente em todo ser humano, e é uma arma de persuasão durante um processo de compra.
Tudo que pode motivar a conclusão de uma venda pode ser considerado Marketing de Conteúdo: textos sobre o produto ou serviço, vídeos, imagens, infográficos, e-books, reviews, depoimentos de clientes, cases de sucesso, informações técnicas, informações de entrega, política de troca e devolução, etc.
7- Trabalhar o pós-venda
A conclusão da venda é só o começo. Estudos mostram que quase 70% da receita de uma empresa é proveniente de clientes recorrentes. E isso não deveria ser novidade: quem já conhece sua empresa tem mais chances de comprar itens mais caros, com maior frequência ou recomendar você para um amigo.
Por isso, a pergunta deixou de ser “Será que vale a pena fazer Marketing de Conteúdo?”, e passou a ser:
Provavelmente, mais da metade dos seus concorrentes está executando estratégias de conteúdo na internet:
Mudança no volume de conteúdo entre 2014 e 2015
“Comparado a um ano atrás, houve aumento na quantidade de conteúdo produzido em sua organização?”
De todas as estratégias disponíveis no cardápio de Marketing Digital, entre os profissionais, não há dúvidas sobre qual é a mais importante: Marketing de Conteúdo.
Para tirar dúvidas rápidas nos adicione no skype Andréia Vital Mariano – com nossa CEO e Gerente Comercial e de Projetos para marcarmos uma reunião on line!!!