Sempre que uma empresa investe em marketing, ela deseja saber o retorno destas ações para a empresa. Mas como mensurar os resultados de ações de marketing? O primeiro passo para conseguir definir os resultados de campanhas ou de ações de marketing começa na etapa de planejamento, em que é definido o que será medido e de que maneira será medido.
É neste ponto que entram os famosos KPIs (Key Performance Indicators), que nada mais são do que algumas métricas a serem observadas, como o volume de acessos em seu site ou e-commerce, o volume de materiais baixados, a quantidade de cliques etc.
Para ajudá-lo a entender melhor o que são e como funcionam, separamos alguns exemplos de KPIs mais usados:
Retorno sobre Investimento (ROI)
Este é o mais básico de todos os KPIs e consiste em pegar os ganhos gerados por uma determinada ação, subtrair o valor total investido e, então, dividir este resultado pelo valor do investimento, como na fórmula abaixo:
ROI = (Ganhos – Investimento) ÷ Investimento
O resultado desta fórmula lhe dirá qual foi o retorno para cada real investido em uma determinada ação ou campanha de marketing.
Custo de Aquisição por Cliente (CAC)
Você sabe quanto custa cada cliente que sua empresa prospecta? Esta informação é fundamental para que você possa apontar os resultados — positivos ou negativos — de uma ação ou campanha.
Se você precisou investir, por exemplo, R$ 2.000,00 para fechar um negócio com um novo cliente que vai lhe render R$ 4.000,00, você tem um custo muito alto, o que não é bom. Uma boa estratégia de marketing busca reduzir o custo de aquisição por cliente.
Calcular o CAC é simples: você deve somar todos os custos relacionados com o fechamento do negócio, incluindo as horas trabalhadas de seu pessoal, investimentos em links patrocinados, combustível, telefone etc.
Taxa de Conversão (CR)
Outro resultado muito importante a ser acompanhado em uma ação ou campanha de marketing a fim de se provar sua eficiência é a taxa de conversão (Conversion Rate), pois este KPI permite avaliar a quantidade de pessoas que entraram em seu site e que se tornam clientes efetivos.
Este KPI é muito utilizado nos processos de teste A/B de landing pages, e-mails marketing, conteúdos de mídias sociais, entre outros. Por meio dele, é possível analisar a efetividade das estratégias utilizadas e, caso necessário, a realização de ajustes a fim de maximizar resultados.
A taxa de conversão pode ser calculada por meio do número de visitantes de uma landing page, dividido pelo volume de pessoas que baixaram um material, por exemplo.
Lifetime Value (LTV)
O lifetime value é um KPI que ajuda você a analisar o quanto vale a pena ser investido para adquirir um novo cliente, pois quando se fala em LTV, faz-se referência ao tempo em que um determinado cliente permanece na carteira de uma empresa e quanto ele vai trazer de retorno financeiro no período do contrato.
Para alcançar um bom resultado no LTV, é fundamental que exista um trabalho bem realizado na parte de retenção de clientes, pois quanto mais tempo o cliente permanecer na empresa, maior será o LTV dele.
Estes são apenas alguns KPIs que podem te ajudar a comprovar os resultados de suas campanhas de marketing, sejam elas digitais ou offline. Agora que você já sabe como mensurar os resultados de suas campanhas de marketing de sua empresa, conte um pouco da sua experiência nos comentários.