Habilidades Necessárias para o bom Desempenho de sua Carreira

Há quem acredite que o sucesso de uma pessoa em um ambiente de trabalho depende exclusivamente de sua competência técnica e habilidade no trabalho. No entanto, a história não é bem por aí! De acordo com o que aponta uma pesquisa dos Estados Unidos, que pesquisou mais de 10 mil pessoas sobre suas habilidades e competências sociais, o resultado foi inesperado para muitos, pois revelou que 85% do sucesso das pessoas vem de sua personalidade e sobretudo, de se relacionar com as pessoas.

Se você parar e refletir um pouco sobre essa situação, conseguirá ver que uma das grandes dificuldades das pessoas consiste em um problema de relações humanas e, muitas das vezes, o fracasso vem da falta de experiência e de não saber se relacionar direito com as pessoas.

Muitos possuem, desde cedo, habilidades natas para o relacionamento com as pessoas. No entanto, há diversos fatores sobre sua personalidade e relacionamento que devem ser levados em consideração e ajustados de acordo com a situação em que você se encontra.

Imagine uma situação onde em uma rede de apartamentos, onde o síndico profissional responsável pela administração das áreas do condomínio tenha de ser uma pessoa extremamente sociável, já que o síndico fica encarregado de coordenar e auxiliar seus funcionários, fazer o contrato de serviços terceiros para o condomínio e ser uma ponte entre os moradores do prédio e o condomínio em si.

Veja agora uma pequena lista com as principais características de uma pessoa que é capaz de sempre manter uma boa relação com os outros e confira se você se enquadra em todos ou alguns desses “requisitos” de bom relacionamento:

  • Ter facilidade em se relacionar com as pessoas;
  • Se interessar pelas pessoas e seus problemas;
  • Escutar atentamente quando falam com você e principalmente demonstrar isso;
  • Ter facilidade em conversar e trocar ideias com as pessoas;
  • Tratar de sempre ver algo de bom nas pessoas, mesmo que você não goste de alguém;
  • Dar sempre às outras pessoas o crédito que as mesmas merecem;
  • Sempre tratar o seu próximo com educação e gentileza;
  • Manter a calma mesmo em situações mais tensas;
  • Mesmo discordando de alguém, é importante respeitar seu ponto de vista;
  • Ser colaborativo e habitualmente ajudar seus colegas de trabalho;
  • Contribuir ativamente para a harmonia e tranquilidade no ambiente de trabalho;
  • Evite ser receptivo a boatos e fofocas, nunca os repasse;
  • Se tiver que criticar ou chamar a atenção de alguém no trabalho, faça-o educadamente e com respeito, sem ofender ou muito menos humilhar;
  • Aceitar críticas, sem entende-las como uma ofensa, mas sim como uma forma de aprender a melhorar naquele aspecto que lhe falta;
  • Seja naturalmente bem-humorado.

Todos nós queremos alcançar o êxito e a felicidade, mas para isso é preciso antes reconhecer que seu sucesso e prosperidade dependem em boa parte de outras pessoas. As escolhas que fazemos, bem como nossa postura e atitude perante a vida, são elementos fundamentais do nosso sucesso, contudo, todo esse sucesso depende essencialmente da forma como mantemos uma relação com as outras pessoas, isto é, se aplica não apenas em nosso trabalho mas também em todas as áreas da nossa vida.



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