- 6 de junho de 2021
- Postado por: propaganda
- Categoria: Blog
Diversas empresas têm entrado no cenário digital, enquanto muitas outras já veem a necessidade de renovar seus espaços on-line com o objetivo de atender melhor aos seus usuários. Nos dois casos, os gestores costumam se ver diante da seguinte questão: vale a pena contratar uma empresa de criação de sites ou é melhor optar por um projeto mais amador?
Acreditamos na primeira opção. É ela quem garantirá o máximo ao seu empreendimento em termos de compatibilidade com o que há de mais interessante no mercado. Ainda assim, para esclarecer essa questão é importante compreender quais características um site deve ter atualmente para que ele seja considerado eficiente e que ofereça mais oportunidades de vendas para a empresa. Confira.
1. Funcionalidade
Um site deve ser funcional, tanto para os usuários que vão acessá-lo quanto para a equipe de marketing que irá alimentá-lo. Essa funcionalidade é importante até mesmo para os mecanismos de busca, para garantir um melhor posicionamento.
Dessa forma, a estrutura do site não deve ser construída de maneira trivial, devendo ser realizada de forma profissional para que seja capaz de atender às diferentes necessidades da empresa.
Uma maneira de tornar o site funcional é trabalhando com SEO. Com essas estratégias, o site da sua empresa torna-se mais qualificado, ficando mais atrativo para mecanismos de busca e reunindo melhores condições para aparecer primeiro sempre que o usuário procurar soluções que a companhia pode oferecer.
É bom lembrar que esses mecanismos trabalham com algoritmos que vasculham a rede catalogando os sites. É em função desse trabalho que se dá o ranqueamento dos mecanismos de busca, algo fundamental para dar visibilidade e credibilidade às empresas na rede.
2. Estética
Para um site ser esteticamente agradável é preciso considerar elementos como o segmento de atuação e o público-alvo do negócio. Por exemplo, um site voltado para adolescentes com estética de um site de negócios não será agradável ao público e, portanto, perderá audiência.
O visual do site deve ser cuidadosamente planejado de forma que atenda às demandas do público, ao mesmo tempo em que facilita a navegação das pessoas.
Apenas um profissional com experiência é capaz de utilizar os recursos disponíveis para otimizar a aparência do site, pensando em outras variáveis, como a própria funcionalidade, SEO e a navegabilidade.
Pense na seguinte analogia: você vai às compras e tem à sua disposição duas lojas. A primeira, totalmente desorganizada e pouco atrativa e a segunda impecável, dando destaque aos produtos que você procura. Qual será a sua escolha? Provavelmente a segunda loja, não é?
É esse o raciocínio que precisa ser adotado também em ambiente online. Garantindo o bom gosto do seu site em função dos interesses dos seus visitantes, as chances de sucesso aumentam.
Entretanto, para conseguir essa condição é preciso que os profissionais envolvidos tenham o devido entendimento de como funcionam os mecanismos para montar um site de qualidade.
3. Conversão em vendas
Se o objetivo do site é vender, a qualidade dele é imprescindível para aumentar as chances de conversão em vendas. Ao optar por realizar uma compra em um site e disponibilizar as informações pessoais, o usuário avaliará diversas características, como a aparência, a confiabilidade, os certificados de segurança do domínio, o acesso às informações e também outros aspectos mais práticos, como a estabilidade (se o site trava), se possui níveis de segurança para páginas com formulário, entre outros.
Uma equipe profissional também possui especialistas em sites de e-commerce, o que permite desenvolver um site mais eficiente para esse objetivo específico.
Questões como a proteção de dados dos usuários e recursos para detecção de fraudes exigem conhecimento técnico por parte de quem se dedica a elas, o que torna a ação de pessoas leigas um problema para a empresa.
Ataques são muito comuns na rede e, por isso, criar um site sem o devido entendimento a respeito das normas que garantem a segurança dentro dela torna-se muito arriscado.
4. Intuitividade
Um site considerado intuitivo é aquele no qual a navegação não ocorre de forma truncada, pelo contrário, ele é capaz de direcionar o usuário para páginas que se completam e, dessa forma, informar com mais facilidade e qualidade.
Um site que não é intuitivo, por exemplo, coloca informações complementares distantes umas das outras e isso faz com que o usuário precise procurar em diversas páginas para encontrar uma informação desejada. Esse tipo de estrutura afasta o cliente e faz com que ele tenha uma má experiência de navegação na página da empresa.
Pense que na internet o seu consumidor está o tempo todo recebendo os mais diversos tipos de informação e a sua é somente mais uma delas. Sendo assim, cabe a esse consumidor decidir o que é mais conveniente para seus interesses. Por isso, procure ser intuitivo em qualquer ação. Se o cliente achar que sua página é confusa ou irrelevante, ele terá motivos para procurar outro site, bastando um clique.
5. Mobile
Um aspecto fundamental atualmente é a capacidade do site de ser responsivo e de se adaptar a diferentes tamanhos de tela, podendo ser acessado do desktop, tablet ou smartphone, por exemplo, sem prejuízo da navegabilidade, intuitividade e funcionalidade do site.
A maioria dos usuários já acessam a internet mais no mobile do que no computador tradicional – e não pensar nesses usuários faz com que o site não atenda o público e também os mecanismos de busca, prejudicando as estratégias de marketing digital.
A importância é tanta que algumas companhias já optam por uma empresa de criação de sites visando o mobile first, um tipo de estratégia na qual o site começa a ser desenvolvido visando seu acesso pelo smartphone e só posteriormente adapta-se esse modelo ao desktop.
O fato é que sua empresa precisa facilitar o acesso das pessoas ao seu conteúdo, independentemente do meio em que isso ocorre. Se o público está usando mais os celulares, então é hora de investir em tecnologia para fazer com que essa ação seja aperfeiçoada.
É neste tipo de situação que contar com uma equipe específica pode fazer a diferença. Ela poderá tornar a experiência do visitante do seu site mais interessante e assim garantir a visibilidade que sua empresa precisa.
Qual o custo-benefício ao optar por uma empresa especialista?
Ao optar por um site construído de maneira amadora, o empresário corre o risco de não ter suas demandas de eficiência atendidas e, dessa forma, acabar obrigado a criar um novo site em um período curto. Uma empresa especializada no serviço evita que tal situação ocorra, garantindo um site mais eficiente e moderno.
Isso sem falar em outros benefícios para o gestor, como não precisar ficar o tempo todo atualizando as páginas sempre que uma inovação aparecer. Como no ambiente digital as inovações são constantes, a adaptação ao meio representa uma exigência para quem quer se manter atual.
Outra vantagem se dá em relação à ação da concorrência. Embora o crescimento do marketing digital seja inegável, o fato é que nem todas as empresas já fazem uso desse tipo de divulgação, sendo assim, quando você investe em campanhas online de maneira adequada, acaba tendo boas possibilidades para se tornar único na mente dos consumidores.
Esse é um diferencial competitivo que pode alavancar o seu negócio. Se cada vez que o consumidor procurar alguma solução em ambiente online, ele acabar indo diretamente ao seu site e saindo satisfeito dele, suas chances de fechar negócio e fidelizar clientes só aumentará.
Entendeu a importância de uma empresa de criação de sites? Então fale conosco e comece agora mesmo.
Não perca nenhum conteúdo imprescindível para seu Marketing Digital, que publicamos sempre no nosso blog. Por isso acompanhe o blog no site ou nos acompanhe pelas redes.