- 20 de julho de 2021
- Postado por: propaganda
- Categoria: Blog
O Google AdWords é uma ferramenta utilizada para fazer campanhas de links patrocinados. Sabe quando você faz uma pesquisa no Google e aparecem nos primeiros resultados uma marcação escrita “anúncio”? Para que eles apareçam dessa forma, uma campanha paga é realizada. Mas o melhor desta ferramenta são as muitas métricas do Google AdWords disponíveis para melhorar os seus resultados.
Além disso, as métricas do Google AdWords também permitem que você avalie o desempenho das suas campanhas enquanto elas ainda estão acontecendo, possibilitando, desse modo, pausas para fazer as alterações necessárias.
No entanto, para que tudo isso seja possível, é preciso saber quais métricas devem ser analisadas. Preparamos uma lista com aquelas que não podem ser deixadas de lado jamais. Acompanhe!
1. Taxa de cliques
Também chamada de CTR ou taxa de conversão, esta métrica é importante por mostrar o desempenho da sua campanha. Para calculá-la, basta pegar a quantidade de cliques no anúncio e dividir pelo quanto ele foi exibido numa busca. O resultado é a CTR da sua campanha. Conforme a CTR aumenta, aumentam as conversões e, assim, você percebe que a sua campanha está correta. Quando este valor cair, pause e reveja suas ações.
2. Custo por clique
O CPC, custo por clique, é o valor cobrado quando um usuário clica no seu anúncio. Essa métrica é importante porque, quanto mais baixa, indica que você está gastando menos para converter seu anúncio numa possível venda.
3. Taxa de rejeição
Com essa métrica, você consegue saber se o seu anúncio realmente corresponde com as expectativas do usuário quando ele entra em seu site pois ela indica uma porcentagem de abandono do site sem que haja interação do usuário.
Pagar pelo clique de um usuário no anúncio para que ele fique apenas na página de destino e saia em poucos segundos sem que converta, pode indicar que sua página de destino não esteja muito atrativa ou que seu anúncio está passando uma mensagem equivocada.
4. Retorno sobre investimento
O Retorno sobre Investimento (ROI) indica o percentual de lucro sobre o valor investido na campanha. Num e-commerce, é mais fácil de calcular esse resultado, em outros sites, é preciso atribuir um valor para downloads ou preenchimento de cadastros, por exemplo. A escolha vai depender dos seus objetivos.
5. CTR Relativa
Em 2011, o Google lançou uma métrica chamada CTR Relativa, o objetivo é possibilitar que você compare a sua CTR com a de outros anunciantes que estejam com anúncios nas mesmas páginas de busca. Porém, essa métrica só é possível em campanhas de Rede de Display. Portanto, se for esse o seu caso, não negligencie esta importante informação.
6. Índice de qualidade
Esta é uma das principais métricas do Google AdWords e é influenciada pelas demais métricas que citamos acima. O Google utiliza uma série de fatores para atribuir uma qualidade para os seus anúncios e, assim, melhorar o posicionamento entre os concorrentes. Quanto maior este índice, maior será o volume de tráfego gerando mais conversões. Além disso, menor será o CPC e maior o CTR, o que é muito bom.
7. Otimização da página de destino
Independente se a sua campanha é de Pesquisa ou de Display, não adianta fazer um anúncio maravilhoso se a sua página de destino não ajudar. É possível que o usuário clique no anúncio e não navegue pelo site, isso pode ocorrer porque a sua página de destino não está atrativa ou oferecendo as informações que ele procura.
Além disso, o Google também analisa a página de destino dos anúncios como forma de avaliar a qualidade e a experiência que o usuário terá. Leve em consideração, ao criar sua página de destino, as palavras-chave que usou no anúncio, o design atrativo e as chamadas para ação.
Não perca nenhum conteúdo imprescindível para seu Marketing Digital, que publicamos sempre no nosso blog. Por isso acompanhe o blog no site ou nos acompanhe pelas redes.