- 30 de agosto de 2021
- Postado por: propaganda
- Categoria: Blog
As redes sociais revolucionaram a forma como as pessoas interagem entre si e com a internet. Essa mudança radical também representa oportunidades bastante atraentes para as empresas.
Por meio dos mecanismos do ambiente digital, você pode fazer o monitoramento de redes sociais, observando conversas e postagens referentes a determinados termos.
Para o mercado, que está em constante ascensão, esses insights são muito valiosos. Ao realizar o monitoramento, você pode buscar por indivíduos que citam o seu negócio ou relatam algum problema com o produto, por exemplo.
Na medida em que receberem interações da marca, eles se sentirão valorizados, aumentando ou cultivando o respeito pela empresa. Além disso, com essas métricas, você ganha diagnósticos mais precisos do que qualquer pesquisa de campo.
Por isso, separamos para você 5 ferramentas de monitoramento de redes sociais para que a sua empresa conheça mais sobre os clientes e a sua performance!
1. Scup
Que tal entrar em contato com todas as pessoas que falam no nome da sua marca ou produto? O Scup reúne dados do Facebook, Twitter, Instagram, Google+ e até de sites e blogs.
Para trabalhar de forma estratégica nas redes sociais, você precisa de ferramentas que permitam saber o que as pessoas estão falando sobre determinados assuntos. Com o Scup, basta separar os termos — a partir deles, a ferramenta passa a realizar pesquisas constantes.
2. OpSocial
O OpSocial é capaz de monitorar as menções à sua empresa e também traz gráficos referentes à sua audiência e ao sucesso dos seus posts no Facebook, no Twitter e no Instagram.
Trata-se de uma solução bem completa para ter um controle apurado sobre a sua atuação nas mídias sociais.
3. Socialbakers
Por meio do Socialbakers, você pode publicar conteúdo, monitorar os resultados, captar menções do público e buscar oportunidades nas tendências mais recentes do ambiente digital.
É uma das ferramentas mais completas do mercado, e conta até com um sistema de otimização de atuação para melhorar seus índices de monetização.
Além disso, o Socialbakers oferece uma análise completa de sua página no Facebook, ajudando você a otimizar sua fanpage e definir as melhores estratégias de promoção online.
4. Klout
Como colocar em termos concretos o quão influente é um perfil nas redes sociais? O Klout é o que mais chega perto disso, desenvolvendo um algoritmo que consegue determinar os perfis mais influentes da internet.
Para qualquer tipo de empresa, é importante saber quais pessoas são mais influentes para desenvolver ações de marketing e também para monitorar a satisfação com a marca.
Ao usar o Klout, você consegue visualizar as reações ao seu conteúdo e tornar sua atuação mais prestigiosa.
5. Mention
O Mention traz um dashboard bastante completo sobre as principais tendências e o mercado globais, dependendo da abrangência da sua empresa. Nele, você recebe notificações instantâneas sobre eventos relacionados à sua marca, como em casos em que algum perfil muito popular a menciona.
Com ele, você consegue mapear os indivíduos mais influentes para ações especializadas. Ao utilizar essa ferramenta de monitoramento de redes sociais, você terá acesso a muitas informações estratégicas a respeito da opinião das pessoas sobre sua marca e o que está sendo discutido dentro do seu segmento.
Esses dados são bem valiosos para se atuar de maneira mais eficiente no ambiente digital.
6. Hootsuite
Outra ferramenta muito útil para o gerenciamento e o monitoramento de redes sociais é o Hootsuite. Com ele, você será capaz de administrar os perfis de sua empresa nas principais redes sociais do mercado, como Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn etc.
Além de oferecer ferramentas para o agendamento de suas publicações, o Hootsuite também oferece uma série de funcionalidades que permitem à sua empresa acompanhar todas as menções à sua marca e aos seus concorrentes nas redes sociais.
O melhor de tudo é que o Hootsuite oferece um plano inicial gratuito, permitindo que sua empresa teste suas funcionalidades antes de adquirir a ferramenta.
7. Social Mention
O Social Mention é uma das melhores ferramentas de monitoramento de redes sociais disponíveis no mercado, ajudando sua empresa a melhorar a sua visibilidade nestas mídias sociais.
Com ela, você poderá monitorar o que é dito sobre sua empresa, seus produtos e serviços em mais de 100 redes sociais, fazendo uma análise detalhada dos dados coletados.
E, para facilitar a sua compreensão, o Social Mention ainda informa sobre a percepção dos usuários sobre o termo utilizado, dividindo entre 4 categorias: força (strengh), sentimento (sentiment), paixão (passion) e alcance (reach).
8. Buzzsumo
O Buzzsmo é uma ótima alternativa para as empresas que buscam inspiração para suas publicações e desejam acompanhar de perto as publicações de seus concorrentes.
Com ele, você será capaz de saber quais são as palavras-chave com melhor performance nas redes sociais, identificando até mesmo quais são os usuários que estão ajudando a disseminar o conteúdo.
Assim, sua empresa poderá aproveitar a ferramenta para encontrar os principais influenciadores em sua área de atuação, que poderão ajudar em sua estratégia promocional.
Assim como outras ferramentas que citamos neste post, o Buzzsumo possui um plano gratuito, que permite a consulta de algumas palavras sem a necessidade de pagamento.
9. TweetDeck
O TweetDeck é uma ferramenta de monitoramento já tradicional no mercado, muito utilizada pelas empresas que gerenciam diversas contas no Twitter de maneira simultânea.
É uma ótima opção para as empresas que estão iniciando sua estratégia de promoção nessa rede social, pois é muito fácil de usar, permitindo o agendamento de posts, o monitoramento de interações e de vários perfis simultâneos, além do acompanhamento de hashtags.
Como é uma ferramenta oferecida pelo próprio Twitter, o TweetDeck é totalmente gratuito.
10. Google Analytics
Você provavelmente já conhece o Google Analytics e a sua importância para o sucesso de seu site.
O que muita gente não sabe é que essa é uma ferramenta muito útil para o monitoramento, oferecendo diversas métricas para medir os resultados de sua estratégia de promoção nas redes sociais.
Com o Google Analytics, você saberá quais são as redes sociais que mais geram tráfego para seu site, quais geraram mais leads a até mesmo quais as publicações com melhor taxa de conversão.