Taxa de rejeição do site: 5 coisas que você precisa saber

Se você costuma se desesperar diante de uma taxa de rejeição alta, precisa se lembrar de que cada métrica de performance possui particularidades que devem ser consideradas. Pode ser que o seu indicador não seja tão preocupante — ou que represente uma informação diferente daquela que você pensa.

Tudo isso não deve ser motivo de preocupação. Na verdade, trata-se de um alerta para que a sua análise seja mais aprofundada. A taxa de rejeição pode significar diversos cenários possíveis, e você deve conhecer os principais.

Veja a seguir 5 pontos que você precisa considerar quando o assunto é taxa de rejeição:

1. Não necessariamente é algo ruim

É comum imaginar que uma taxa de rejeição alta é um resultado negativo para um site. No entanto, isso não é completamente verdade. Se o caminho até a conversão da sua página é rápido e eficiente, o visitante passará pouco tempo nela.

Apesar de representar uma taxa de rejeição alta, você terá cumprido seu objetivo. Analise sempre o contexto dos seus indicadores de performance para não cair em armadilhas.

2. Pode ser melhorada com mais links internos

Uma taxa de rejeição baixa geralmente ocorre quando o público do seu site tem mais conteúdo para descobrir e acessar durante sua visita.

Portanto, se você deseja que os seus visitantes passem mais tempo no seu site, é necessário criar mais links internos para que eles tenham o que conferir. Faça vínculos que tenham relação, de forma que uma página consiga complementar a outra.

3. É algo influenciado pela experiência de usuário

Se o seu visitante chega ao seu site e se depara com uma página ruim, ele certamente vai desistir de navegar por ele. Portanto, você deve se preocupar com a experiência de usuário ao planejar e configurar suas páginas.

Ou seja: conte com carregamento rápido, evite anúncios intrusivos e facilite o acesso ao conteúdo.

4. Pode ser prejudicada por links externos

Por mais que existam ocasiões em que os links externos ajudem a complementar o conteúdo, é necessário lembrar que isso pode diminuir o tempo de permanência no seu site. Logo, contribui para uma taxa de rejeição maior.

Use links externos somente quando realmente preciso e prefira sempre tornar o seu material o mais completo possível.

5. A palavra-chave é determinante para seu sucesso

Se as suas páginas estão conquistando um ranking positivo no Google para determinada palavra-chave que não tem relação com seu conteúdo, a sua taxa de rejeição vai aumentar.

Ou seja, seu site acaba prometendo algo que não consegue cumprir. Isso pode acontecer por acidente, portanto certifique-se de que cada página satisfaça as necessidades de quem busca pela palavra-chave dela no Google.

Agora que você já sabe das várias particularidades da taxa de rejeição, pode tornar a sua análise muito mais estratégica.

É a sua habilidade de tomar as decisões certas diante dos números que vai determinar o sucesso do seu site em seu mercado. Portanto, lembre-se sempre de considerar todas as características dessa e de outras métricas ao avaliar sua performance.

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