- 17 de agosto de 2021
- Postado por: propaganda
- Categoria: Blog
Os setores de vendas e marketing são os responsáveis por gerar lucro para a empresa e, se trabalhados de forma integrada, podem maximizar os resultados.
O sucesso de uma empresa passa pela ajuda e cooperação de todos os seus setores. Muitos empreendimentos falham porque cada área trabalha de forma isolada, sem se importar com o resultado global da empresa.
No post de hoje, vamos falar da integração dos setores de vendas e marketing e os resultados dessa ação. Confira!
Vendas e marketing: quais são as responsabilidades?
Antes de falar da integração, vamos falar basicamente dos dois setores, de forma isolada.
Marketing
O setor de marketing é responsável por identificar e atrair os potenciais clientes. Os profissionais utilizam técnicas e estratégias para qualificar o lead e deixá-lo pronto para concluir uma venda.
Para a empresa, esse setor ajuda melhorando a credibilidade e aumentando a visibilidade e o alcance da marca, o que o torna essencial para o sucesso do empreendimento.
Vendas
O setor de vendas é responsável por fechar a compra. Ele recebe o potencial cliente encontrado e desenvolvido pelo marketing e faz a conversão desse consumidor em cliente.
De nada vale ter um ótimo produto se você não conseguir vendê-lo. Essa é a importância do setor de vendas para a empresa. É o objetivo no qual todo o trabalho quer chegar: a geração de lucro.
Quais são os benefícios na integração de vendas e marketing?
O chamado “Smarketing” ou “Vendarketing”, que nada mais é que a integração entre os setores de vendas e marketing, traz vários benefícios para os resultados da empresa. Veja os principais deles:
1. Qualificação dos leads mais eficiente
Os leads são os potenciais clientes que o setor de marketing busca no mercado. Uma das reclamações do setor de vendas é que os leads chegam com poucas informações. Assim, esse setor passa a ter que realizar um trabalho de conscientização e informação para gerar a necessidade da compra.
Trabalhando em conjunto, os dois setores podem traçar estratégias e analisar os resultados para criar campanhas mais assertivas e desenvolver melhor o lead, até que ele esteja pronto para uma compra. Isso vai aumentar a taxa de conversão da empresa.
2. Melhor comunicação interna
Quando os dois times trabalham juntos, as informações são compartilhadas e usadas da melhor forma possível. Esse é um grande ganho da integração.
Trabalhando isoladamente, os setores retinham informações valiosas, o que atrapalhava bastante o desempenho da empresa como um todo.
3. Criação de metas mais assertiva
Ambos os setores precisam do outro para ter sucesso. Se o marketing não gera leads qualificados, a área de vendas terá mais trabalho para converter o consumidor em cliente ou mesmo não conseguirá fazê-lo. Porém, uma queixa do marketing é quando os leads são trabalhados e o setor de vendas não consegue fazer a conversão.
Portanto, fica claro que os setores devem trabalhar em conjunto e ter metas em comum. Só assim, os profissionais vão enxergar que várias engrenagens fazem girar um mesmo mecanismo e, se uma delas falha, as outras são prejudicadas.
4. Maior lucratividade
Integrar as áreas de vendas e marketing vai trazer mais oportunidades de negócio para a empresa, clientes qualificados e redução no custo de campanhas, consequentemente gerando aumento das vendas e maior lucratividade.
O smarketing, ou seja, a integração dos setores de venda e marketing, já é algo necessário no cenário atual. Em um mercado tão competitivo, não há mais espaço para conflitos internos entre setores. Vendas e marketing precisam um do outro para alcançar seus objetivos.
Essa integração traz a geração de leads mais qualificados, acesso mútuo às informações, criação de metas em comum — tudo isso gerando maior lucratividade para a empresa. Se você ainda não integrou esses setores no seu negócio, não perca mais tempo.