4 tendências de atendimento ao cliente que vão destacar a sua empresa

Em um mercado que lida com consumidores cada vez mais exigentes, garantir um bom atendimento ao cliente é indispensável para o sucesso de qualquer organização.

Como as tecnologias de atendimento estão sempre evoluindo, é muito importante que as empresas acompanhem as principais tendências do mercado, oferecendo a seus consumidores uma boa experiência de atendimento. Mas quais são as principais tendências no atendimento ao cliente para os próximos anos?

Se você tem essa dúvida, fique tranquilo! Neste artigo, mostraremos 4 tendências no atendimento ao cliente que farão o seu negócio se destacar em meio aos concorrentes. Confira!

1. Atendimento Omnichannel

Atualmente, é impossível oferecer um único canal de atendimento para os clientes de sua empresa. Para promover a satisfação do seu consumidor, é preciso disponibilizar vários canais de atendimento, garantindo que em cada um deles o consumidor consiga solucionar problemas de forma rápida e objetiva.

Por isso, o atendimento Omnichannel é uma das tendências de atendimento ao cliente que mais chamam a atenção nos dias de hoje. Tal prática consiste na integração de todos os canais de atendimento de uma empresa, garantindo a mesma experiência de atendimento em cada uma delas.

Dessa forma, o consumidor poderá solucionar um problema por meio das redes sociais da mesma maneira que faria entrando em contato com o SAC de sua empresa, por exemplo, o que ajuda a melhorar a visibilidade online do seu negócio.

2. Customer Success

Muitas empresas se preocupam apenas em realizar a venda de seus produtos e serviços, ignorando a experiência de consumo de seus clientes. Nesse cenário, as empresas que oferecem um ótimo suporte no pós-venda se destacam das demais, atraindo maior atenção dos consumidores e, assim, gerando mais vendas.

O Customer Success é uma das práticas de atendimento que mais cresce no mercado, principalmente nas empresas SaaS. Como o próprio nome sugere, o Customer Success é uma prática que visa garantir o sucesso do cliente, fazendo com que ele conquiste os objetivos que o fizeram adquirir seu produto ou serviço.

E o Customer Success vai além do atendimento técnico e do apoio às dúvidas mais comuns: trata do suporte ao desenvolvimento da estratégia do cliente, mostrando as melhores práticas que o ajudarão a conquistar seus objetivos.

3. Atendimento ao cliente de forma proativa

Se o seu negócio deseja se diferenciar de seus concorrentes, é muito importante que você ofereça um atendimento proativo, capaz de apresentar uma solução antes mesmo que o consumidor perceba um problema em seu produto ou serviço.

Segundo uma pesquisa realizada pela Ameyo, além de ajudar você a aumentar a sua taxa de retenção de clientes, um atendimento proativo diminui o número de chamadas realizadas todos os dias.

Assim, você aumenta a eficiência de seu atendimento e garante um melhor retorno sobre o investimento para sua empresa.

4. Big Data

Outra tendência no atendimento ao cliente que está atraindo a atenção das empresas é o Big Data, processo em que as organizações utilizam todos os dados estruturados e não estruturados sobre o seu negócio, o mercado e seus consumidores.

Com esses dados em mãos, as empresas podem conhecer melhor o seu público, desenvolvendo estratégias promocionais que vão de encontro às suas necessidades.

Quando aplicado ao atendimento ao cliente, o Big Data ajuda a conhecer melhor o comportamento do seu consumidor, as dúvidas mais comuns e até mesmo a frequência de contatos com sua companhia.

É possível até mesmo prever quando o consumidor fará contato com sua organização, permitindo que você ofereça uma experiência de atendimento ainda melhor.

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