Como criar uma estratégia B2B eficiente?

Quando você pensar na sua estratégia B2B, passe bem longe das soluções genéricas. Cada empresa possui um público distinto e, por esse motivo, precisa pensar em ações que, de fato, atendam as expectativas da clientela. É preciso, ainda, ser certeiro para garantir o retorno de cada centavo aplicado.

Uma grande diferença de abordagem está entre as empresas que lidam com B2C (Business-to-customer) e B2B (Business-to-business). Afinal, enquanto a primeira precisa desenvolver estratégias para o consumidor final, a segunda desenvolve serviços e produtos para outras empresas.

Não é preciso dizer que a estratégia B2B possui suas peculiaridades, certo? É por isso que resolvemos abordar todas elas a seguir e mostrar como criar uma estratégia de marketing eficiente. Confira!

Dicas de como criar uma estratégia B2B eficiente?

Segmente o seu público

Diferentemente das empresas B2C, que precisam lidar com um volume enorme de consumidores, as empresas B2B podem manter uma base muito menor de clientes. Afinal, é possível levantar rapidamente quais são os tipos de empresas que se interessariam pelos produtos ou serviços oferecidos.

É justamente por isso que uma das primeiras obrigações em uma estratégia B2B é segmentar bem o público. Para isso, você vai precisar do auxílio da tecnologia e esse é o nosso ponto seguinte.

Conte com o suporte da tecnologia

A tecnologia também assume um papel vital em uma estratégia B2B. No caso, estamos falando do CRM (Customer Relationship Management). A ferramenta tem como objetivo auxiliar no processo de administração e coleta de informações do clientes, bem como facilitar alguns processos de atendimento.

Com isso, você consegue rapidamente reunir os dados necessários para tomar decisões mais precisas, focadas nas necessidades reais da clientela. O resultado é uma campanha de marketing muito mais eficiente.

Invista no marketing digital

Encontrar o cliente está cada vez mais fácil. Afinal, não importa onde ele esteja fisicamente, o fato é que terá sempre acesso à internet. É justamente por isso que as estratégias de marketing digital se popularizam a cada dia que passa e, é claro, sua empresa não pode ficar atrás.

No caso de uma estratégia B2B, o marketing de conteúdo certamente é uma boa pedida. Estamos falando da produção de conteúdo relevante para blogs ou mídias sociais, que tem como objetivo transformar a sua marca em uma referência. Além disso, links patrocinados, como o Google Ads e o Facebook Ads, por exemplo, também são uma excelente pedida.

Defina indicadores de desempenho

Para concluir o nosso material de hoje, é importante lembrarmos da importância dos indicadores de desempenho em todo o processo de elaboração e execução de uma estratégia de marketing. Afinal, são eles que podem nos mostrar se as campanhas da empresa estão no caminho certo ou se precisam de ajustes de percurso.

Em uma estratégia B2B, ticket médio, taxa de conversão, lifetime value (LTV), ROI (Return On Investiment) e CAC (Custo de Aquisição do Cliente), por exemplo, são algumas das métricas mais indispensáveis de monitoramento. Esse é o diferencial para uma campanha de marketing mais consciente, que sabe onde pretende chegar.

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