Os 7 erros de Marketing Digital que a sua empresa não pode cometer

Sabe por que evitar erros de Marketing Digital? Porque os únicos resultados possíveis serão a perda do seu tempo, do seu investimento e das perspectivas de crescimento que foram idealizadas. Você não quer isso, não é mesmo?

Erros são bons para adquirirmos experiência, no entanto, não é legal quando eles acontecem dentro de nossas empresas. Por isso, é importante sempre ler e procurar conhecer outras empresas que já passaram por essas situações negativas e aprender com os erros dos outros — bem como com dicas de especialistas e consultores em marketing digital.

Confira esta lista que elaboramos!

Maiores erros de Marketing Digital que você precisa evitar!

1. Negligenciar o mobile

O número de pessoas que acessam a internet por meio de smartphones está crescendo cada dia mais, por isso, ter um site com design responsivo, que se adapta a qualquer formato de tela, é uma obrigação.

Não descarte também o acesso de usuários do mobile no momento de planejar suas campanhas pagas. É possível segmentar para que apenas eles visualizem seus anúncios e, dependendo do seu objetivo, essa pode ser uma estratégia inteligente.

2. Criar um e-commerce sem um plano de divulgação

Todo site precisa de um bom plano de divulgação, afinal, se você não se mostrar, ninguém vai saber que você existe. No caso de uma loja virtual, a divulgação é ainda mais importante, visto que é preciso um tráfego intenso para ter boas chances de conversão.

Contratar um consultor de marketing digital pode ser o primeiro passo para você saber o que fazer para atrair mais clientes em potencial.

3. Apostar apenas no orgânico

As postagens orgânicas em redes sociais e o trabalho de SEO (Search Engine Optimization) que posiciona o seu site nas buscas orgânicas são ações importantes a se desenvolver e não devem ser negligenciadas nunca. No entanto, não devem ser suas únicas apostas.

O orgânico é um trabalho de longo prazo, por isso, coloque no seu plano de marketing digital algumas ações pagas, como os posts patrocinados do Facebook Ads e Google AdWords, por exemplo.

4. Não estipular prazos para as campanhas

Há quem crie uma ação de marketing digital e deixe acontecendo sem um prazo para encerrar e conferir os resultados conquistados. Isso é um erro, pois nenhuma ação pode durar para sempre. 

É preciso encerrar, verificar os relatórios, ver se os resultados atingidos foram satisfatórios, analisar o que pode ser melhorado, o que não deu muito certo e, a partir dessas conclusões, elaborar um novo plano aperfeiçoado.

5. Desenvolver ações sem objetivos

Toda ação precisa, obrigatoriamente, de um objetivo relacionado aos resultados que você espera — e não podem ser ações soltas copiadas de outras empresas.

Há quem encha o site com conteúdo para tentar aparecer mais e melhor nas buscas orgânicas do Google, no entanto, não há uma preocupação com a qualidade desses conteúdos e a relevância deles em relação ao que potenciais clientes estariam procurando.

Tenha um plano de Marketing de Conteúdo, em que as palavras-chave são escolhidas de forma inteligente e com qualidade, desenvolvendo pautas que sejam relevantes e atraiam os visitantes que você deseja.

6. Não realizar testes em envios de materiais

Quando for fazer um disparo de e-mail marketing ou SMS, por exemplo, é importante que todos os testes possíveis sejam realizados. Um erro no material enviado pode proporcionar uma experiência negativa ao seu público e sujar a imagem da sua empresa.

Além disso, pode gerar uma perda de investimento e tempo. Então, não cometa esse erro. Nada é tão urgente que precise ser disparado sem testes e correr o risco de causar um impacto negativo.

7. Mudar algo sem analisar prévia e posteriormente

Alguns administradores, empolgados com novas ações descobertas ou com conteúdos atrativos resolvem mudar páginas no site sem ter analisado se realmente o anterior não estava dando resultados. Também acontece de, após a mudança, não acompanhar o desempenho da alteração.

Não faça isso! Analise tudo antes e depois.

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