Entenda a importância do marketing digital para empresas

Em tempos de redes sociais, blogs e sites de vídeo, é possível afirmar que boa parte da experiência das pessoas se concentra no ambiente online. Por isso, o marketing digital para empresas deixou de ser uma ferramenta para facilitar as ações do marketing tradicional: ele se tornou um verdadeiro protagonista.

Não é difícil explicar o motivo dessa mudança. Basta conferir a quantidade de pessoas conectadas ao seu redor, seja via smartphone, tablet, notebook ou PC.

Quer saber mais sobre o assunto e como fazer uso do marketing digital? Então continue nos acompanhando!

Como o marketing digital para empresas pode ajudar com resultados?

Uma vez que as ações de marketing digital tornaram-se praticamente uma exigência do mercado, é preciso saber como ocupar espaços na rede de uma maneira que isso signifique estar presente sempre que seu cliente ou prospect tiver interesse no que é oferecido.

Pensando assim, é sempre bom lembrar que os canais digitais realmente facilitam todo o processo, pois permitem boa visibilidade e até mesmo o investimento mais controlado em relação ao que acontece no marketing tradicional.

Dessa forma, usando estratégias cada vez mais conhecidas, é possível não somente obter o alcance necessário para que sua marca atinja as pessoas, como também segmentar sua mensagem e, assim, atingir o público certo para seus objetivos.

Importância de definir uma estratégia de marketing

Sendo assim, é fundamental atuar em função de uma estratégia. E quando falamos em estratégia de marketing digital, estamos nos referindo a ocupar esse espaço que sua empresa precisa em cada um dos canais disponibilizados em ambiente online. Dessa forma, você conseguirá criar uma presença online significativa.

Assim, é preciso conhecer os canais e suas peculiaridades, de modo que você tenha como planejar ações específicas e integradas para que sua marca se torne uma verdadeira autoridade em relação a qualquer assunto que faça parte de seu universo.

Como mensurar resultados para direcionar ações?

Entendendo a importância de atuar com estratégia no marketing digital, você tem condições para desenvolver uma campanha eficaz. Entretanto, somente isso não basta: é preciso mensurar resultados.

Neste ponto, é importante ressaltar outra característica do digital: a facilidade para trabalhar com mensuração. O online oferece uma quantidade de dados muito maior do que o offline. Sendo assim, é possível (e recomendável) utilizá-los a favor de sua campanha, de maneira a gerenciar melhor a estratégia criada.

É hora de falarmos a respeito de métricas. Elas permitem que você conheça melhor o comportamento de seu consumidor e, assim, esteja sempre um passo à frente da concorrência. Confira as mais importantes:

Retorno Sobre o Investimento (ROI)

Com o ROI você mensura o retorno de seu investimento, dividindo a receita gerada pelo valor investido.

Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

O CAC permite a você conferir a quantidade de recursos gastos na obtenção de determinado cliente, somando os gastos realizados com marketing digital e dividindo o resultado pelo número de clientes que foi conquistado.

Engajamento

Quando falamos em engajamento, estamos nos referindo a uma métrica para avaliar o comportamento das pessoas em relação àquilo que você oferece. Isso diz respeito não a fórmulas, mas a ações como:

  • avaliar se comentários, compartilhamentos e demais reações nas redes sociais são positivas para sua marca;
  • avaliar taxas de abertura e de clique em campanhas de e-mail marketing;
  • conferir o número de visualizações em vídeos.

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