Quando começar o Marketing Digital da minha Empresa?

Muitos nos perguntam quando devo começar a fazer o Marketing Digital da minha loja, site ou blog?

A maioria acha que primeiro é necessário terminar o projeto para daí iniciar as ações de Marketing.

ERRADO!!

Então quando devo iniciar o Marketing digital?

Na verdade o Marketing Digital, inicia com o projeto, na etapa de planejamento. Já definindo por quais palavras você gostaria de ser encontrado pelos seus clientes na internet.

POR QUE ISSO?!

Simplesmente, porque essas palavras-chave irão “pautar” todo planejamento do projeto. Desde o conteúdo de cada página, definições e URLs, layout e dependendo até detalhes de Webdesign.

MAS E DEPOIS ?

Bom depois com o site, loja ou blog pronto dentro das pré-definições do planejamento, CONTINUAM as ações de Marketing, como LINKS PATROCINADOS, SEO OFFPAGE, LINK BUILDING, E-MARKETING, DISPAROS SMS, LANDING PAGE, ISCAS DIGITAIS e claro o MARKETING DE CONTEÚDO  de que tanto falamos.

Bom se você seguiu todas as etapas do projeto (sem queimar nenhuma!?), planeje-se para escrever artigos para seu BLOG pelo menos 3 vezes no mês. Ressaltando que esse artigo deve ter um TÍTULO interessante e atrativo, um CONTEÚDO“show de bola”, imagens ou vídeo e claro ser otimizado de acordo com uma palavra-chave que mais reflete seu artigo.

Depois de escrito basta propagá-lo ou “viralizá-lo” nas suas redes (Facebook, Twitter, Linkedin, G+,  e por ai vai.). Lembrando apenas que cada rede dessas tem seu formato e sua frequência correta de publicação.

COMO SABER SE ESSAS AÇÕES ESTÃO FUNCIONANDO???

Ai após um período das ações realizadas (mas ressaltando que elas não param), iniciam as MÉTRICAS e os RELATÓRIOS. Nessa etapa é muito importante mensurar seus resultados através de ferramentas poderosas e específicas como ANALYTICS, FERRAMENTAS PARA WEBMASTERS e outras disponíveis no mercado. Existem ferramentas pagas excelentes também.

MAS ENFIM, O QUE DEVE TER UM BOM PLANEJAMENTO DE MARKETING DIGITAL?

PESQUISA – Você deve pesquisar qual será seu posicionamento de mercado, seus concorrentes, seu público.

PLANEJAMENTO – O que devo fazer, uma loja, só uma vitrine ? Como quero ser encontrado? Quais referências de layout?

PRODUÇÃO – Enfim, depois de planejado há que se fazer o site ou a loja.

PROPAGAÇÃO – Preciso dar visibilidade ao site. Mas como? Através de um blog? Nas redes? (claro que é tudo isso junto).

PERSONALIZAÇÃO Quem exatamente está “consumindo” minhas as informações que produzo? Vou direcionar e otimizar as informações para essas pessoas.

PRECISÃO – Preciso agora “medir” o que, quando e como estão vindo minhas conversões e resultados.

Enfim, acompanhe nosso blog que sempre estamos dicas de Marketing Digital e de cada item citado nesse artigo. Até o próximo e bons negócios!